YOGA PARA CRIANÇAS

COMO É UMA AULA DE YOGA PARA CRIANÇAS?

 

Muito dinâmica e lúdica. Os movimentos são relacionados à natureza e aos animais. Com brincadeiras não competitivas, que estimulam a cooperação e o trabalho em conjunto e valorizam as peculiaridades de cada criança, buscando estimular as diferentes formas de inteligência. Utilizamos jogos lúdicos e contação de estórias, além de técnicas de relaxamento, descontração e visualização criativa, onde se introduzem valores positivos, como paciência, amor, amizade, paz e a beleza de cada criança.

 

CRIANÇA GOSTA DE YOGA? 

 

Os ásanas do yoga são movimentos e posições que as crianças fazem naturalmente, porque lhes dão prazer. Conforme vamos crescendo, vamos deixando de utilizar o corpo desta forma integral e divertida que toda criança já conhece. Para os adultos é preciso ensinar. Já a criança só precisa não esquecer! Para eles, o Yoga é uma forma muito natural de mover o corpo.

 

CRIANÇA CONSEGUE SE CONCENTRAR?  

 

É comum as crianças não gostarem de “ficar quietas” na escola ou em casa. Lógico! A energia e disposição deles é intensa e deve ser respeitada. Os adultos sempre exigem dos pequenos que eles "parem e prestem atenção", porém ninguém lhes dá ferramentas que os ensinem a fazer isto.  Então “prestar atenção” vira uma coisa que restringe a diversão e reprime a energia e o prazer, algo necessário para agradar os adultos.

 

No Yoga, os momentos de silêncio e atenção são criados naturalmente ao longo da aula, sempre em ambiente lúdico e descontraído, usando imagens e sons para estimular a criatividade e o prazer de silenciar e observar. Neste contexto entram desenhos, mandalas, músicas e estórias. Assim se estimula e valoriza o interesse pelo silêncio e a meditação de forma prazerosa e desafiadora.

 

QUEM PODE PRATICAR?

Crianças entre 4 e 12 anos de idade.

​© 2020 by Santosha.