TREINAMENTO MULTIFUNCIONAL

O Treino Muntifuncional supre todas as necessidades físicas e motoras que o indivíduo necessita para as práticas laborais, de atividade física recreativa e esportiva na vida cotidiana. 

 

Engloba cuidados com o corpo e mente de forma holística (integral), enfatizando a respiração consciente, a atenção no presente, além de auto-massagem terapêutica e a auto-soltura miofascial (liberação de pontos de tensão).

 

Durante a prática, o aluno será estimulado a realizar movimentos de empurrar, puxar, girar a coluna, agachar e levantar, flexionar e estender a coluna, individualmente e de forma combinada, com amplitude articular, consciência corporal e da respiração, melhorando, também, a coordenação motora.

 

A prática regular de exercícios físicos multifuncionais fortalece e flexibiliza músculos, articulações e realiza estímulos de três forças e suas variáveis:

 

Isometria:  levantar e manter um peso (ou o peso corporal) imóvel por um determinado intervalo de tempo.

Isotonia - fase concêntrica: a força produzida é maior que a resistência oferecida, ocorrendo o encurtamento do músculo.

Isotonia - fase excêntrica: a tensão gerada, por ser inferior, é superada pela carga imposta, ocorrendo o alongamento do músculo.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA?

 

  • Prevenção de problemas articulares;

  • Manutenção da força muscular, do coração e da capacidade dos pulmões;

  • Aumento e manutenção da massa muscular;

  • Controle da porcentagem de gordura corporal;

  • Melhora  da coordenação motora, evitando acidentes e quedas no envelhecimento e nas práticas esportivas/recreativas, aumenta a energia, melhora o sono, melhora o humor.

 

QUEM PODE PRATICAR?

Não tem restrição de idade ou limitação. É um prática para todas e todos.

 

A função é conseguir unir numa única atividade condições que levem o indivíduo a conquistar melhora no condicionamento físico, ou seja, aumentar a capacidade aeróbia - complexo coração/pulmão, aumentar/manter a flexibilidade músculo articular, aumentar e manter o tônus muscular.

 

QUANTAS VEZES POR SEMANA PODE SER REALIZADO?

 

Estudos mostram que o ideal seria fazer exercícios de força, no mínimo, 3x por semana. São necessários, aproximadamente, 3 meses de prática regular para causar um efeito adaptativo crônico no corpo (ou 24 a 36 treinos de até uma hora).

​© 2020 by Santosha.