TREINAMENTO MULTIFUNCIONAL
O Treino Muntifuncional supre todas as necessidades físicas e motoras que o indivíduo necessita para as práticas laborais, de atividade física recreativa e esportiva na vida cotidiana.
Engloba cuidados com o corpo e mente de forma holística (integral), enfatizando a respiração consciente, a atenção no presente, além de auto-massagem terapêutica e a auto-soltura miofascial (liberação de pontos de tensão).
Durante a prática, o aluno será estimulado a realizar movimentos de empurrar, puxar, girar a coluna, agachar e levantar, flexionar e estender a coluna, individualmente e de forma combinada, com amplitude articular, consciência corporal e da respiração, melhorando, também, a coordenação motora.
A prática regular de exercícios físicos multifuncionais fortalece e flexibiliza músculos, articulações e realiza estímulos de três forças e suas variáveis:
Isometria: levantar e manter um peso (ou o peso corporal) imóvel por um determinado intervalo de tempo.
Isotonia - fase concêntrica: a força produzida é maior que a resistência oferecida, ocorrendo o encurtamento do músculo.
Isotonia - fase excêntrica: a tensão gerada, por ser inferior, é superada pela carga imposta, ocorrendo o alongamento do músculo.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA?
-
Prevenção de problemas articulares;
-
Manutenção da força muscular, do coração e da capacidade dos pulmões;
-
Aumento e manutenção da massa muscular;
-
Controle da porcentagem de gordura corporal;
-
Melhora da coordenação motora, evitando acidentes e quedas no envelhecimento e nas práticas esportivas/recreativas, aumenta a energia, melhora o sono, melhora o humor.
QUEM PODE PRATICAR?
Não tem restrição de idade ou limitação. É um prática para todas e todos.
A função é conseguir unir numa única atividade condições que levem o indivíduo a conquistar melhora no condicionamento físico, ou seja, aumentar a capacidade aeróbia - complexo coração/pulmão, aumentar/manter a flexibilidade músculo articular, aumentar e manter o tônus muscular.
QUANTAS VEZES POR SEMANA PODE SER REALIZADO?
Estudos mostram que o ideal seria fazer exercícios de força, no mínimo, 3x por semana. São necessários, aproximadamente, 3 meses de prática regular para causar um efeito adaptativo crônico no corpo (ou 24 a 36 treinos de até uma hora).
